Psicopedagogia é um campo do conhecimento cuja meta é de adquirir uma ampla compreensão sobre os processos de aprendizagem e suas dificuldades.

A Psicopedagogia pode atuar de forma preventiva e terapêutica. Ela tem uma visão mais integrada do aluno, ou seja, busca entender o aluno na sua totalidade, analisando fatores fisiológicos, psicológicos, sociais e pedagógicos e a forma como estes fatores influenciam no processo de aprendizagem.

O Psicopedagogo trabalha com dificuldades de aprendizagem escolar. Ele pode trabalhar na Clínica ou na Instituição (escola, empresas ou hospitais).

Na Clínica o trabalho do Psicopedagogo consiste em avaliar, diagnosticar as condições de aprendizagem e capacitar o aluno para usar seus recursos de inteligência.

Na Instituição o Psicopedagogo analisa os processos de aprendizagem incluindo questões metodológicas, levando em conta o Professor e o aluno. Trabalha com a orientação de professores numa ação preventiva.

O Que é Psicopedagogia?

Qual o Campo de Ação?

A Psicopedagogia é um campo do conhecimento que atua na prevenção, análise e intervenção dos problemas de aprendizagem.

A prática Psicopedagógica, portanto se dá através das intervenções das dificuldades de aprendizagem e para isso é necessário que seja feito um diagnostico para investigar as possíveis causas do não aprender, aprender com dificuldade ou fugir de situações de possíveis aprendizagens.

O Psicopedagogo, porém deve ter um olhar para o desenvolvimento do potencial do aluno e deve auxiliá–lo a resgatar sua auto-estima, confiança e o prazer de aprender.

Como é na Prática?

Psicopedagoga Tatuapé, Psicopedagoga Zona Leste, Psicopedagoga Mooca